Ciberdefesa e software power: uma análise exploratória da China

an exploratory analysis of China

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26792/rbed.v11i1.75323

Resumo

Como o software power ajuda a compreender a ciberdefesa e a projeção de poder na China? Os avanços tecnológicos e da Internet acrescentaram, nas Relações Internacionais, um novo espaço de disputas e de análise, o Espaço Cibernético, no qual os Estados passaram a traçar estratégias de defesa e expansão de poder que parecem se diferenciar daquelas mais tradicionais, que envolvem a coerção pela força (hard power) ou pelo convencimento (soft power). Há ainda uma terceira forma, que se expressa através de programas, sistemas, aplicativos e informações naquelas estruturas físicas e virtuais que compõem o Espaço Cibernético, o SoftwarePower. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho é compreender se esta forma de poder é utilizada nos moldes tradicionais de proliferação, ou seja, como uma ferramenta para manifestar os interesses estatais e atingir seus fins soberanos. Para tanto, utilizamos metodologia qualitativa, através de uma análise exploratória de documentos sobre o caso chinês, consistindo a estrutura em um estudo de caso. Dentre os resultados, observa-se que não há uma estratégia clara da política externa chinesa para impor ou convencer outros países sobre estes programas, aplicativos, sistemas e informações oriundos da China. Por outro lado, são identificados interesses, preocupações e questões internas para a defesa chinesa e sua blindagem às influências externas no Espaço Cibernético.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Moser Nunes, FLACSO

é doutor em Ciências Sociais pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais/Argentina (Flacso Argentina) e mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Contribuição no artigo: Colaboração conjunta na redação e na análise do artigo. orcid.org/0000-0001-6236-2785. E-mail: brunomosernunes@hotmail.com

Thays Felipe David de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Ciência Política. Doutoranda em Ciência Política - UFPE. Mestra em Antropologia - UFPB. Bacharela em Relações Internacionais - UEPB. 

Renato Victor Lira Brito, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Ciência Política. Doutorando, Mestre e Bacharel em Ciência Política - UFPE. 

Downloads

Publicado

2024-08-09

Como Citar

Moser Nunes, B., Felipe David de Oliveira, T., & Victor Lira Brito, R. (2024). Ciberdefesa e software power: uma análise exploratória da China: an exploratory analysis of China. Revista Brasileira De Estudos De Defesa, 11(1). https://doi.org/10.26792/rbed.v11i1.75323

Edição

Seção

Artigos