Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF que não ultrapassam 2MB.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • Ao menos um dos autores possui a titulação de doutor.
  • Há no máximo três coautores no caso de artigo ou ensaio e um autor no caso de resenha.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções para assegurar a anonimização do arquivo estão disponíveis em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

1. Os artigos e ensaios devem conter aproximadamente 45 mil caracteres (sem espaços) e as resenhas de livros devem conter cerca de 6 mil caracteres (sem espaços) e se referir a obras publicadas há, pelo menos, quatro anos. São aceitas publicações em português, espanhol e inglês. Os artigos e ensaios poderão ser assinados por até três autores, as resenhas por um único autor. Ao menos um dos autores deve ter a titulação mínima de doutorNos artigos em coautoria o ordenamento dos autores terá como primeiro critério a titulação e como segundo critério ordem alfabética do nome.

2. Os textos submetidos à RBED devem estar formatados em espaço simples, fonte de 12 pontos, com uso do itálico para ênfases e aspas apenas para citações. As notas de rodapé restringem-se a esclarecimentos adicionais ao texto e devem ser sintéticas. URLs para referências devem ser informadas com as datas de acesso, e sempre ao final do texto, nas referências completas, jamais nas notas de rodapé.

3. A bibliografia deve ser citada de acordo com o sistema Chicago Manual of Style versão de 2017 (Autor ano, página), referenciando a literatura citada ao final do texto; no caso de resenhas de livros, devem ser informados os dados completos e o ISBN da obra analisada. O guia completo pode ser encontrado em: http://www.chicagomanualofstyle.org/tools_citationguide/citation-guide-2.html

Exemplos:

- Livros:

Grazer, Brian, and Charles Fishman. 2015. A Curious Mind: The Secret to a Bigger Life. New York: Simon & Schuster.

Smith, Zadie. 2016. Swing Time. New York: Penguin Press.

No corpo do texto: 

(Grazer and Fishman 2015)

(Smith 2016, 315–16)

- Artigos:

Keng, Shao-Hsun, Chun-Hung Lin, and Peter F. Orazem. 2017. “Expanding College Access in Taiwan, 1978–2014: Effects on Graduate Quality and Income Inequality.” Journal of Human Capital 11, no. 1 (Spring): 1–34. https://doi.org/10.1086/690235.

LaSalle, Peter. 2017. “Conundrum: A Story about Reading.” New England Review 38 (1): 95–109. Project MUSE.

Satterfield, Susan. 2016. “Livy and the Pax Deum.” Classical Philology 111, no. 2 (April): 165–76.

No corpo do texto:

(Keng, Lin, and Orazem 2017, 9–10)

(LaSalle 2017)

(Satterfield 2016, 170)

- Capítulos de livros editados:

Bay, Rachael A., Noah Rose, Rowan Barrett, Louis Bernatchez, Cameron K. Ghalambor, Jesse R. Lasky, Rachel B. Brem, Stephen R. Palumbi, and Peter Ralph. 2017. “Predicting Responses to Contemporary Environmental Change Using Evolutionary Response Architectures.” American Naturalist189, no. 5 (May): 463–73. https://doi.org/10.1086/691233.

No corpo do texto:

(Bay et al. 2017, 465)

- E-books:

Austen, Jane. 2007. Pride and Prejudice. New York: Penguin Classics. Kindle.

Borel, Brooke. 2016. The Chicago Guide to Fact-Checking. Chicago: University of Chicago Press. ProQuest Ebrary.

No corpo do texto:

(Austen 2007, chap. 3)

(Borel 2016, 92)

4. Os textos submetidos à RBED devem dispor de títulos concisos (máximo de 80 caracteres, com espaço)  no idioma em que a submissão for escrita (português, espanhol ou inglês) e em inglês. No caso da submissão ser em inglês, o segundo idioma deverá ser o português.

5. Os textos submetidos à RBED devem vir acompanhados de 4 palavras-chave e de resumo entre 150 e 200 palavras no idioma em que a submissão for escrita (português, espanhol ou inglês) e em inglês. No caso da submissão ser em inglês, o segundo idioma deverá ser o português.

6. As submissões não devem conter o nome do autor ou quaisquer referências a este, a fim de possibilitar a avaliação cega pelos pares. Atentem para a remoção do autor do arquivo antes da submissão dos originais para avaliação (WORD / Propriedades do Arquivo / Autoria).

7. Os autores que tiverem sua proposição aprovada devem declarar que cedem os direitos autorais à Revista Brasileira de Estudos da Defesa (RBED), podendo esta incluir o trabalho publicado em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior. Devem ainda declarar que são o os únicos responsáveis pelo conteúdo do texto e que o mesmo não contem nada que possa ser considerado ilegal ou difamatório de terceiros.

8. As submissões em desacordo com as Instruções aos Autores não serão admitidas para avaliação e seus propositores serão devidamente comunicados.

9. Os autores devem enviar um arquivo separado do texto do artigo ou resenha contendo a descrição de seu currículo ainda na etapa de submissão inicial. A formatação deve estar em espaço simples, fonte de 12 pontos e conter no máximo três linhas. Desse modo, o processo de publicação torna-se mais ágil, em caso de aprovação. 

10. Como assegurar a anonimização do arquivo

Para garantir a integridade da avaliação por pares cega para a submissão a esta editora, todo esforço deve ser feito para evitar que as identidades dos autores e avaliadores sejam conhecidas um ao outro. Isto envolve os autores , editores e avaliadores( que carregam documentos como parte de sua avaliação) verificando se as seguintes medidas foram tomadas em relação ao texto e as propriedades do arquivo :

  • Os autores do documento devem excluir seus nomes do texto, com o literal " Autor" e ano usada nas referências e notas de rodapé, em vez do nome dos autores, título do artigo, etc
  • Em documentos do Microsoft Office , a identificação do autor deve igualmente ser removidos das propriedades do arquivo (ver no menu Arquivo no Word), clicando sobre o seguinte, começando com Arquivo no menu principal do aplicativo da Microsoft: Arquivo> Salvar como > Ferramentas (ou Opções no Mac ) > Segurança> Remover informações pessoais das propriedades do arquivo ao salvar > Salvar.
    • Os autores do documento devem excluir seus nomes do texto, com o literal "Autor" e o ano usado nas referências e notas de rodapé, em vez do nome dos autores, título do artigo etc.
    • Os autores do documento devem remover as informações pessoais das propriedades do arquivo, executando as seguintes etapas:
      • Microsoft Word (versão 365) para Windows:
        • Vá para o arquivo
        • Selecionar informações
        • Clique em Verificar se Há problemas
        • Clique em Inspecionar documento
        • Na caixa de diálogo Inspetor de documentos, marque as caixas de seleção para escolher o tipo de conteúdo oculto que você deseja que seja inspecionado.
        • Clique em Inspecionar
        • Em Propriedades do Documento e Informações pessoais Clique em Remover tudo
        • Clique em Fechar
        • Salve o documento
      • Microsoft Word para MacOS:
        • Vá para Ferramentas
        • Clique em Proteger documento
        • Selecione Remover informações pessoais deste arquivo ao salvar
        • Clique em OK e salve o arquivo

11. A biografia do autor ou dos autores deve ser enviada separadamente do manuscruto em um arquivo word, conforme o exemplo a seguir: 

Informações necessárias 

    1. titulação maior 
    2. vínculo profissional 
    3. Orcid 
    4. Contribuição de coautoria 

 

Exemplo: 

Barry Allen é doutor em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Minas Gerais (MG). MBA em Gestão de Segurança Internacional pela Universidade de São Paulo (USP). Professor de Segurança Internacional na UFMG. Contribuição no artigo: definição da conjuntura temática e redação dos itens 6 a 8. Orcid.org/0000-0000-0000-0000. E-mail: barrtallen@abed.br 

 

Peter Parker é doutor em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (RS). Professor e pesquisador de Relações Internacionais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro fundador e ex-presidente da Instituição Fictícia para Exemplificar.  Contribuição no artigo: definição da conjuntura temática e redação dos itens 1 a 5. Orcid.org/0000-0000-0000-0000. E-mail: peterparker@abed.br  

 

Dossiê Temático - Forças Armadas, Estado e Sociedade no Brasil: democracia frente a militarismos e militarizações

Chamada de Dossiê Temático – v. 10, n. 1, 2024
Forças Armadas, Estado e Sociedade no Brasil: democracia frente a
militarismos e militarizações
Editores Convidados
Prof. Dr. Eduardo Heleno de Jesus Santos (INEST/UFF), Profa. Dra. Mariana
Kalil (Escola Superior de Guerra/Ministério da Defesa do Brasil) e Prof. Dr.
Thiago Rodrigues (INEST/UFF)
A presença e influência das forças armadas brasileiras no governo de Jair
Bolsonaro (2019-2022) fizeram reemergir antigas preocupações e redefiniram
inquietações sobre o papel dos militares nos destinos da república. Com isso, a
reflexão sobre as “forças armadas, Estado e sociedade no Brasil” – tema caro e
fundador da área de estudos da defesa no país, nos anos 1980 – voltou a se
revestir de importância quando muitos já a pensavam superada ou, pelo menos,
equacionada.
Ao problema clássico da submissão dos militares à autoridade civil, somaram-se
outros que se resumem no que Polina Beliakova (2021) denomina de
“militarização do Estado”, fenômeno entendido como a ocupação sistemática e
ampliada de cargos de natureza civil por militares da ativa ou da reserva.
A intensificação da relevância política e da força econômica das forças armadas
no Brasil é o indício não apenas da “militarização” da máquina pública, mas
também de um fenômeno que autores como Diamint (2015) e Hoecker (2023)
qualificam como “militarismo”. Trata-se de um processo mais profundo e
extenso que inclui a difusão de práticas de cunho militarizado entre atores
variados da sociedade civil.
Desse modo, o Brasil de hoje enfrenta desafios no que diz respeito às relações
entre as forças armadas, o Estado e a sociedade civil que se relacionam à
herança de intervencionismo militar na história republicana nacional, mas
agrega novos elementos que expressam dinâmicas políticas, econômicas e
sociais brasileiras e, também, internacionais. Este dossiê temático da Revista
Brasileira de Estudos de Defesa busca, assim, contribuir para a atualização dos
debates sobre o tema forças armadas, Estado e sociedade a partir de um
conjunto de reflexões críticas que abordam processos diversos, mas
complementares, de militarização e de militarismo no Brasil contemporâneo.
Os textos deverão seguir as regras editoriais da Revista Brasileira de Estudos
Defesa informadas nas “Diretrizes para Autores”,
link: https://rbed.abedef.org/rbed/about/submissions#authorGuidelines. Os
manuscritos serão recebidos até dia 10 de fevereiro de 2024.
Quaisquer dúvidas e informações adicionais serão atendidas pelo e-mail
rbed@abedef.org.
Atenciosamente,

Prof. Dr. Lucas Pereira Rezende
Editor-Chefe da RBED
Universidade Federal de Minas Gerais
Belo Horizonte, 13 de setembro de 2023

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.