Expansão temporal do militarismo: captura do futuro no engajamento militar doméstico no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26792/rbed.v11i2.75397

Resumo

A atuação das forças armadas no interior das fronteiras do Estado é um fenômeno central no debate sobre a relação da instituição militar com o Estado e a sociedade no Brasil. No presente artigo, argumentamos que a atuação doméstica das forças armadas brasileiras é perpassada por dinâmicas de produção de imagens de futuro, que se estabelecem em duas temporalidades. A primeira, de longo prazo, está vinculada a uma noção de desenvolvimento definido e guiado pelo instrumento militar. Deste modo, define o futuro ao qual se deve chegar, limitando outras possibilidades e visões alternativas, em uma lógica de predição. A segunda, de curto prazo, está expressa em práticas de antecipação que permeiam as operações domésticas, como operações de Garantia da Lei e da Ordem e ações cívico-sociais. Esta, por sua vez, representa modos de operacionalização da produção da ordem interna, vislumbrada na imagem de longo prazo. Assim, argumentamos que uma das dimensões do militarismo no Brasil também é sua expansão temporal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana da Gama Janot, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

é doutoranda em Relações Internacionais no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas. Membro do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional - GEDES e do Grupo de Elaboração de Cenários e Estudos de Futuro (GECEF). E-mail: mariana.janot@unesp.br

David Succi Junior, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

é pesquisador de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas. Membro do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional - GEDES e do Grupo de Elaboração de Cenários e Estudos de Futuro (GECEF). Bolsista CAPES (Nº Processo: 88887.891029/2023-00). E-mail: david.succi@unesp.br. 

Samuel Alves Soares

é professor do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas - Unesp-Unicamp-PUC-SP. Membro do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional - GEDES. Coordenador do Grupo de Elaboração de Cenários e Estudos de Futuro (GECEF). Pesquisador 2 do CNPq. Email:samuel.soares@unesp.br. 

Downloads

Publicado

2024-09-04

Como Citar

Janot, M. da G., Succi Junior, D., & Alves Soares, S. (2024). Expansão temporal do militarismo: captura do futuro no engajamento militar doméstico no Brasil. Revista Brasileira De Estudos De Defesa, 11(2), p.135–159. https://doi.org/10.26792/rbed.v11i2.75397

Edição

Seção

Dossiê Temático - Forças Armadas, Estado e Sociedade no Brasil: democracia frente a militarismos e militarizações