Controle civil sob ameaça? Militarismo, politização e radicalização dos militares no Brasil de Bolsonaro
DOI:
https://doi.org/10.26792/rbed.v11i2.75403Resumo
O retorno do militarismo à política e a eleição de Jair Bolsonaro em 2018 podem ser entendidos como fruto de uma grande mobilização no meio das fileiras dentro de um novo marco do militarismo brasileiro? Ou como enfraquecimento do controle civil em uma conjuntura de crise política? Apontamos nesse artigo, que o crescimento da popularidade de Bolsonaro e da sua geração de oficiais tem profunda relação com a recuperação do militarismo brasileiro, inicialmente como reação ao controle civil exercido nos governos do Partido
dos Trabalhadores. Como fontes primárias para este artigo contamos com os dados do Tribunal Superior Eleitoral e os arquivos do acervo do Arquivo Nacional sobre participação de militares em partidos e na política.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eduardo Heleno, Erika Kubik, Paulo Ribeiro da Cunha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).