O Novo Paradigma da Segurança na África: a Estratégia Securitária Regional Angolana

Autores

  • Luis Manuel Brás Bernardino Centro de Estudos Internacionais - Instituto Universitário de Lisboa (CEI-IUL)

DOI:

https://doi.org/10.26792/rbed.v2n1.2015.51065

Resumo

A participação da República de Angola na Arquitetura de Paz e Segurança Africana representa, no atual contexto subsaariano, o exemplo da procura de afirmação de uma potência regional em ascensão, que através de uma Política Externa participativa, influente e de compromisso, aposta numa dualidade estratégica de equilíbrio, em que as Forças Armadas Angolanas são empregues como instrumento de cooperação militar regional e de resolução de conflitos no seu espaço de interesse conjuntural, num quadro geopolítico em que a república de Angola se constitui como membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Manuel Brás Bernardino, Centro de Estudos Internacionais - Instituto Universitário de Lisboa (CEI-IUL)

Luís Manuel Brás Bernardino é Tenente-Coronel de Infantaria do Exército Português, habilitado com o Curso de Estado-Maior. Detêm uma Pós-Graduação em Estudos da Paz e da Guerra nas Novas Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), é Mestre em Estratégia pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa (ISCSP-UTL) e Doutorado em História dos Factos Sociais na especialidade de Relações Internacionais pela mesma Universidade. Atualmente desenvolve investigação no Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (CEI-IUL) com um projecto de Pós-Doutoramento sobre as Arquitecturas de Segurança e Defesa Africanas. É Investigador doutorado no Observatório Político, membro da Direcção da Revista Militar, membro da Direção da Comissão de Relações Internacionais da Sociedade de Geografia de Lisboa, sócio correspondente do Centro de Estudos Estratégicos de Angola (CEEA), membro da International Political Science Association. Participa regularmente em seminários nacionais e internacionais e publica regularmente artigos em revistas da especialidade sobre a temática da segurança e defesa em África. Atualmente é Professor Doutorado de Relações Internacionais e Estratégia no Departamento de Estudos Pós-Graduados na Academia Militar em Portugal.

Downloads

Publicado

2015-10-05

Como Citar

Bernardino, L. M. B. (2015). O Novo Paradigma da Segurança na África: a Estratégia Securitária Regional Angolana. Revista Brasileira De Estudos De Defesa, 2(1). https://doi.org/10.26792/rbed.v2n1.2015.51065

Edição

Seção

Artigos