Geopolítica do espaço cibernético e o poder: o exercício da soberania por meio do controle

Autores

  • Lucas Soares Portela ECEME - Escola de Comando e Estado-Maior do Exército

DOI:

https://doi.org/10.26792/rbed.v5n1.2018.75081

Palavras-chave:

Geopolítica, Espaço cibernético, Poder, Controle, Espaço geográfico

Resumo

O surgimento do chamado espaço cibernético deu-se no meio acadêmico, no imaginário do homem. Surgiu para responder a uma demanda humana, sendo utilizado desde sua origem. A relevância que esse espaço tomou na vida da sociedade e do homem já é objeto de desavenças entre homens e litígios entre Estados.

Atualmente, muito se tem falado sobre a equiparação do espaço cibernético a um espaço geográfico, delimitações de fronteiras, soberania de Estado, controle governamental e disputa de poderes. Acredita-se também que a importância do espaço cibernético para o Estado tem uma relação direta com seu poder e soberania, conceitos que estão interligados ao espaço, universos estes que são estudados pela Geopolítica.

Assim, esse artigo pretendeu responder ao problema: a dinâmica do poder do século XXI gera uma territorialização do espaço cibernético como um espaço geográfico? A hipótese que norteou o artigo afirma que a projeção de poder, visando o controle, dentro do espaço cibernético, seja por Estados ou outros atores, desenha uma relação que se enquadra dentro da chamada nova geopolítica. O artigo foi estruturado em quatro tópicos temáticos sobre evolução da geopolítica, categorias constitutivas do território, nova geopolítica e relação com o poder e a geopolítica do espaço cibernético e o fator de controle.

Ao final do artigo, conclui-se que o espaço cibernético pode ser objeto de pesquisa da geopolítica a partir da análise da aplicação contemporânea do conceito de poder, desde que esse seja trabalhado dentro das atipicidades apresentadas pela geopolítica do espaço cibernético.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Soares Portela, ECEME - Escola de Comando e Estado-Maior do Exército

Mestre em Ciências Militares e Bacharel em Relações Internacionais

Referências

Aron, Raymond. 1979. Paz e Guerra entre as Nações. Brasília: Editora Universidade de Brasília.

Bonfim, Uraci Castro. 2005. Geopolítica. Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército. Ensino a Distância CPAEX/EAD. Rio de Janeiro: ECEME.

Burns, Edward Macnall. 1948. História da Civilização Ocidental. v. 1. Rio de Janeiro: Ed. Globo.

Castro, Therezinha. 1999. Geopolítica: princípios, meios e fins. Rio de Janeiro: BIBLIEx.

Cervo, Amado. 2008. Inserção Internacional: formação dos conceitos brasileiros. São Paulo: Ed. Saraiva.

Clarke, Richard A. 2010. Cyber War: the next threat to national security and what to do about it. New York: HarperCollins Publishers.

Costa, Wanderley Messias da. 1992. Geografia Política e Geopolítica: Discursos sobre o Território e o Poder. São Paulo: HUCITEC e Editora da USP.

Fabregat, Clemente Herrero. 2013. El resurgimiento de la geopolítica: la Geopolítica Cibernética. Revista de Geopolítica, 4 (1): 15-35, jan./jun. Rio Grande do Norte: UFRN.

Ferreira Neto, Walfredo B. 2014. Territorializando o “novo” e (re)territorializando os tradicionais: a cibernética como espaço e recurso do poder. In: Medeiros Filho, Oscar; Ferreira Neto, Walfredo B.; Gonzales, Selma Lúcia de Moura (Org.) Segurança e Defesa Cibernética: da fronteira física aos muros virtuais. Coleção I - Defesa e Fronteiras Cibernéticas. Pernambuco: Editora UFPE.

Gonzales, Selma Lúcia de Moura e Lucas Soares Portela. 2017. A geopolítica do espaço cibernético Sul-americano: conformação de políticas de segurança e defesa cibernética. Anais do 6º Encontro da Associação Brasileira de Relações Internacionais – ABRI. Belo Horizonte: ABRI.

Huntington, Samuel. 1997. O Choque das Civilizações e a recomposição da Nova Ordem Mundial. Rio de Janeiro: Objetiva.

Losano, Mario G. 2008. Karl Haushofer (1869-1946): o pai da geopolítica das ditaduras europeias.

Nye Jr, Joseph S. 2012. O futuro do poder. São Paulo: Benvirá.

Portela, Lucas Soares. 2015. Movimentos centrais e subjacentes no espaço cibernético do século XXI. Dissertação de Mestrado [Ciências Militares]. Rio de Janeiro: ECEME.

Putnam, Robert D. 1988. Diplomacy and Domestic Politics: The Logic of Two-Level Games. International Organization, 42 (3). Massachusetts: MIT Press.

Raffestin, Claude. 1993. Por uma Geografia do Poder. Paris: Ed. Ática.

Ratzel, Friedrich. 2011. A relação entre o solo e o Estado - Capítulo I: O Estado como organismo ligado ao solo [p. 59]. Tradução de Matheus Pfrimer. Revista Espaço e Tempo, 29: 51-58. São Paulo: GEOUSP.

Sack, Robert. 1986. Human Territoriality: its theory and history. Cambridge: Cambridge University Press.

Santos, Milton. 1986. Por uma Geografia Nova. 3. ed. São Paulo: Ed. Hucitec.

Singer, Peter. 2004. Um Só Mundo: A Ética da Globalização. São Paulo: Martins Fontes.

Ventre, Daniel. 2012. Ciberguerra. In: Academia General Militar. Seguridad global y potências emergentes em um mundo multipolar. XIX Curso Internacional de Defensa. Espanha: Universidad Zaragoza.

Villa, Rafael Duarte. 2000. Mackinder: Repensando a Política Internacional Contemporânea. Revista de Sociologia e Política, 14: 195-199, jun. Paraná: UFPR.

Violante, Alexandre Rocha. 2015. A Teoria do Poder Marítimo de Mahan: uma análise crítica à luz de autores contemporâneos. Revista da Escola Guerra Naval, 21 (1): 223-260, jan./jun. Rio de Janeiro: EGN.

Zakaria, Fareed. 2008. O mundo pós-americano. São Paulo: Companhia das Letras.

Downloads

Publicado

2018-04-02

Como Citar

Portela, L. S. (2018). Geopolítica do espaço cibernético e o poder: o exercício da soberania por meio do controle. Revista Brasileira De Estudos De Defesa, 5(1). https://doi.org/10.26792/rbed.v5n1.2018.75081

Edição

Seção

Novos Desafios Geopolíticos no Contexto da Globalização