Os imperialismos europeus e o impacto econômico das guerras globais do século XX
DOI:
https://doi.org/10.26792/rbed.v2n1.2015.52996Palavras-chave:
guerras globais, impacto econômico, imperialismos europeus, poder militar.Resumo
Ensaio de caráter histórico e analítico sobre os custos econômicos das guerras globais do século XX, a partir dos conflitos provocados pelos imperialismos europeus e pelo militarismo japonês. Depois de breve síntese sobre a ascensão das principais potências europeias à preeminência mundial, são apresentados alguns dados relativos aos orçamentos militares e os próprios custos das duas guerras mundiais, que provocaram severos processos inflacionários e o fim da dominação hegemônica da Europa sobre o resto do mundo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-05
Como Citar
Almeida, P. R. de. (2015). Os imperialismos europeus e o impacto econômico das guerras globais do século XX. Revista Brasileira De Estudos De Defesa, 2(1). https://doi.org/10.26792/rbed.v2n1.2015.52996
Edição
Seção
Ensaios
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).