O corpo feminino, frágil, malsão: um estudo do habitus de gênero dos militares combatentes do Exército Brasileiro

Autores

  • Suzana Marly da Costa Magalhães DESMIL - Exército Brasileiro
  • Ana Lídia de Andrade Conceição

DOI:

https://doi.org/10.26792/rbed.v2n1.2015.55053

Palavras-chave:

Forças Armadas, Democracia, inserção feminina, mulheres, gênero, linha de frente.

Resumo

Caracterizou-se, por meio de entrevistas não estruturadas, o habitus de gê- nero dos militares combatentes no Exército Brasileiro. Neste sentido, o presente estudo realizou entrevistas abertas com 25 oficiais de diferentes quadros, armas e serviços da linha bélica, instrutores de um Estabelecimento de Ensino do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), enfocando os aspectos relacionados com o desempenho das atividades esportivas e de campanha por mulheres e homens nas institui- ções militares, o estatuto das mulheres na estrutura de poder militar e as relações entre gênero e doutrina militar. Constatou-se a presença de um discurso médico positivista, que reduz o corpo feminino às suas funções socialmente estabelecidas de reprodução e cuidado e, portanto, considerando-o incompatível com o combate. Deste modo, os aspectos femininos são sempre interpretados a partir de indícios sugestivos de fragilidade fí- sica, que se opõem ao valor da rusticidade, central na profissão militar, de suportar condições físicas e materiais hostis, que é percebido como um atributo propriamente masculino. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzana Marly da Costa Magalhães, DESMIL - Exército Brasileiro

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1992), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1997), Doutorado em Estudos Ibéricos e latino-americanos pela Université de Paris III -Sorbonne Nouvelle (2009) e Pós-Doutoramento na Fundação Getúlio Vargas na área de Forças Armadas (2011). Participou também de diversas equipes técnicas do DECEX, tais como o Grupo de Trabalho do Plano de Ensino Militar (PDEM) e o comitê de implantação do ensino por competências. Investiga principalmente temas relativos às instituições educativas militares: políticas de ensino militar, didática e avaliação do ensino militar, educação moral, socialização militar e gênero nas Forças Armadas.

Downloads

Publicado

2015-10-05

Como Citar

da Costa Magalhães, S. M., & de Andrade Conceição, A. L. (2015). O corpo feminino, frágil, malsão: um estudo do habitus de gênero dos militares combatentes do Exército Brasileiro. Revista Brasileira De Estudos De Defesa, 2(1). https://doi.org/10.26792/rbed.v2n1.2015.55053

Edição

Seção

Artigos