Terrorismo: a Contínua Busca por uma Definição

Autores

  • Lucas Pereira Rezende Universidade Federal de Santa Catarina
  • Natália Diniz Schwether Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.26792/rbed.v2n1.2015.58349

Palavras-chave:

Segurança Internacional, Velho Terrorismo, Novo Terrorismo

Resumo

Após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, um processo de securitização, que incluiu acadêmicos e formadores de opinião, colocou o que ficou cunhado como novo terrorismo como a principal ameaça à paz e segurança internacional. Esse fenômeno seria distinto do velho terrorismo, configurando-se como uma ameaça nova, típica do século XXI. Entretanto, com um olhar mais atento, nota-se que este não seria um fenômeno novo com características próprias da contemporaneidade, uma vez que o que mudou foi a tática do emprego do terror, mas não sua essência fundamental. Apresentamos nesse artigo diferentes interpretações sobre o terrorismo e a dificuldade de se alcançar uma definição única, assumindo que houve mudanças; porém, ressaltando a importância que as mesmas sejam claramente delimitadas, a fim de questionar a validade do emprego do termo novo terrorismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Pereira Rezende, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Ciência Política pela UFRGS (2013), Mestre em Relações Internacionais pela PUC Minas (2010) e Bacharel em Relações Internacionais pela PUC Minas (2005)

Natália Diniz Schwether, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Relações Internacionais pela UFSC (2016) Bacharel em Relações Internacional pela UNESP (2012)

Downloads

Publicado

2015-10-05

Como Citar

Rezende, L. P., & Schwether, N. D. (2015). Terrorismo: a Contínua Busca por uma Definição. Revista Brasileira De Estudos De Defesa, 2(1). https://doi.org/10.26792/rbed.v2n1.2015.58349

Edição

Seção

Artigos