A Ciência da Guerra: Epistemologia e Progresso nos Estudos Estratégicos
DOI:
https://doi.org/10.26792/rbed.v2n2.2015.61742Palavras-chave:
Lakatos, Clausewitz, Estudos Estratégicos, Progresso científicoResumo
Propõe-se a aderência do campo dos Estudos Estratégicos à Metodologia dos Programas de Pesquisa Científica de Imre Lakatos como forma de prover rigor e cientificidade ao estudo do fenômeno bélico. Apresenta-se como o Programa Clausewitziano atende aos requisitos da rigorosa epistemologia lakatosiana, delimitando o seu núcleo duro, o seu cinturão protetor de hipóteses auxiliares e suas orientações heurísticas. Conclui-se com uma breve ilustração da força heurística e da progressividade do Programa Clausewitziano, a partir das contribuições de Julian S. Corbett, e com um exemplo de mudança teórica interprogramática, a partir da proposta de Michael HandelDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-06-13
Como Citar
Duarte, Érico E., & Mendes, F. P. (2016). A Ciência da Guerra: Epistemologia e Progresso nos Estudos Estratégicos. Revista Brasileira De Estudos De Defesa, 2(2). https://doi.org/10.26792/rbed.v2n2.2015.61742
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).