A cooperação na produção de mísseis entre Reino Unido e França

Histórico, implicações e perspectivas de desenvolvimento do Storm Shadow

Autores

  • Eduardo Munhoz Svartman Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Tamiris Pereira dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Valeska Ferrazza Monteiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26792/rbed.v9n2.2022.75309

Resumo

O artigo analisa o modelo de cooperação no desenvolvimento de mísseis estabelecido entre Reino Unido e França, tendo como foco apresentar um breve histórico, implicações e perspectivas da produção do míssil de cruzeiro Storm Shadow/Scalp-EG, com ênfase no lado britânico da parceria. Considerando que o desenvolvimento de capacidade missilística é estratégico, especialmente para a dissuasão, o estudo deste modelo cooperativo se faz relevante. O caso ilustra a busca por arranjos eficientes em termos econômicos como motivação central, de forma a possibilitar a atualização de capacidades missilísticas ante situação de orçamento restrito e de redefinição do mercado de produtos de defesa. Neste sentido, a análise se pautou desde a construção desta cooperação a partir da década de 1990, culminando na produção e exportação de variantes do míssil. Também descreve como o modelo influenciou as estratégias industriais do Reino Unido e tece reflexões deste legado no contexto pós-Brexit.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Munhoz Svartman , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com pós-doutorado na George Washington University (2016). É professor do Departamento de Ciência Política e dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Política e Estudos Estratégicos Internacionais na UFRGS. Foi professor visitante na Elliot School of International Affairs (EUA), na Universidad Nacional de Rosário (Argentina) e no Instituto Superior de Relações Internacionais (Moçambique). Atualmente é Diretor da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED) e editor da Revista Brasileira de Estudos de Defesa. Membro da rede internacional Análise comparada das políticas exteriores, de defesa nacional e de segurança internacional da Argentina e do Brasil no início do século XXI. É membro da ABED, da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), da Associação Nacional de História (Anpuh) e da Associação Latino-americana de Ciência Política (ALACIP).

Tamiris Pereira dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora com pós-doutorado em Estudos Estratégicos Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisadora associada ao Procad Defesa – CAPES, Projeto ASTROS. Mestre em Ciências para Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (USP). 

Valeska Ferrazza Monteiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atualmente é Mestra em Estudos Estratégicos Internacionais no PPGEEI/UFRGS e Pesquisadora Associada do Instituto Sul Americano de Política e Estratégia (ISAPE). Tem experiência em pesquisa e extensão universitária através de bolsas de iniciação científica e da participação em projetos de extensão. Desses últimos, destaca-se a Cooperação da UFRGS com o Comando Militar do Sul e a 3ª Divisão de Exército. Suas áreas de pesquisa incluem: segurança internacional, defesa nacional, estudo da guerra, e blindados.

Downloads

Publicado

2023-06-21

Como Citar

Munhoz Svartman, E., Pereira dos Santos, T., & Ferrazza Monteiro, V. (2023). A cooperação na produção de mísseis entre Reino Unido e França: Histórico, implicações e perspectivas de desenvolvimento do Storm Shadow. Revista Brasileira De Estudos De Defesa, 9(2). https://doi.org/10.26792/rbed.v9n2.2022.75309

Edição

Seção

Dossiê temático - Mísseis e Foguetes na Defesa Nacional: dissuasão convencional, estratégia operacional, regimes e tecnologia