Multipolaridade, governança global e questões humanitárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26792/rbed.v10i1.75358

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo examinar a intersecção científica que envolve a transição para uma ordem geopolítica multipolar, a governança global cosmopolita e as questões humanitárias como elemento propulsor da eficácia do Direito Internacional Humanitário (DIH). Nesse sentido, propõe uma nova leitura sobre as perspectivas de universalização dos direitos humanos que podem surgir diante dos novos rumos da geopolítica mundial e, na sua esteira, do sistema de governança global. Assim, a linha epistêmica que orientará o presente trabalho será a análise do regime jurídico de proteção dos direitos humanos, notadamente nas questões humanitárias, que caminha entre duas grandes perspectivas contrapostas, quais sejam, de um lado, o resgate da governança global liberal sob a égide de uma ordem mundial unipolar, e, do outro, a governança global cosmopolita sob os influxos da ordem mundial multipolar. Com isso, intensifica-se a necessidade de identificar os impactos da geopolítica mundial sobre a proteção universal dos direitos humanos e, em especial, das questões humanitárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Sandoval Góes, Escola Superior de Guerra (ESG)

Pós-Doutor em Geopolítica, Cultura e Direito pela Universidade da Força Aérea (Unifa). Doutor e Mestre em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor Emérito da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme). Professor de Geopolítica e Coordenador do Programa de Mestrado em Segurança Internacional e Defesa da Escola Superior de Guerra (ESG). Professor de Direito da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) e da Universiidade Cândido Mendes (UCAM). Diplomado pelo “Naval War College”e Conferencista do “William Perry Center” dos Estados Unidos da América.

Downloads

Publicado

2024-01-09

Como Citar

Góes, G. S. (2024). Multipolaridade, governança global e questões humanitárias. Revista Brasileira De Estudos De Defesa, 10(1). https://doi.org/10.26792/rbed.v10i1.75358

Edição

Seção

Artigos