Cooperação militar e fronteiras na Amazônia: O caso do Brasil e da Colômbia
DOI:
https://doi.org/10.26792/rbed.v10i2.75325Resumo
O presente artigo se propõe a analisar os desafios militares e as oportunidades de cooperação em áreas fronteiriças, tendo como estudo de caso a fronteira entre o Brasil e a Colômbia. A hipótese defendida é a de que, diante do desafio do exercício pleno da soberania territorial e de demandas por gestão compartilhada desses territórios fronteiriços, tem-se constituído em um considerável canal de cooperação e de confiança mútua entre militares dos dois países. Para tanto, o artigo está dividido em cinco seções. A primeira é uma breve introdução sobre o tema. A segunda analisa as peculiaridades relacionadas à fronteira entre Brasil e Colômbia e suas implicações para as questões de defesa e segurança. A terceira seção discute as dinâmicas territoriais e os desafios militares naquela fronteira. A quarta seção discute elementos da cooperação entre os dois países na área de fronteira com destaque para os conceitos de vizinhança e cooperação militar. Por fim, são apresentas breves considerações finais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Oscar Medeiros Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).