O conceito de entorno estratégico brasileiro: um diálogo entre as geopolíticas prática e formal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26792/rbed.v10i1.75364

Resumo

Este artigo tem como propósito debater o conceito de entorno estratégico brasileiro, a partir da discussão das obras de autores da geopolítica formal brasileira ligados à Escola Superior de Guerra (ESG), quais sejam: Golbery do Couto e Silva, Therezinha de Castro e Carlos Meira Mattos. Argumenta-se que tais autores contribuíram para a delimitação de uma noção ampliada da área de interesse geopolítico brasileiro, atrelando-a ao potencial do país de se tornar uma grande potência. Desse modo, fundamentado na geopolítica crítica, o artigo propõe um conceito de entorno estratégico que leva em consideração o diálogo entre a geopolítica formal (praticada pelos referidos geopolíticos brasileiros) e a geopolítica prática (levada a cabo pelas autoridades de segurança e defesa brasileiras). Destaca-se, portanto, o fato de que a ESG atuou como ponte entre os geopolíticos formais e a geopolítica prática, o que possibilitou que o imaginário geopolítico proposto pelos referidos professores da Escola informasse até os dias atuais a geopolítica prática levada a cabo pela burocracia estatal de segurança e formalizada nos documentos de defesa brasileiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Layla Ibrahim Abdallah Dawood, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

Doutora em Relações Internacionais pela PUCRio. Atualmente, é professora adjunta do Departamento de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UERJ. É bolsista Pró-ciência na UERJ e Jovem Cientista do Nosso Estado pela Faperj.

Antonio Ruy de Almeida Silva,   Escola superior de Guerra (ESG)

 Doutor em RI (PUC-Rio). Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação da Escola Superior de Guerra. Pesquisador Associado Senior do Núcleo de Estudos Avançados do INEST/UFF.

Downloads

Publicado

2024-01-09

Como Citar

Dawood, L. I. A., & Ruy de Almeida Silva, A. (2024). O conceito de entorno estratégico brasileiro: um diálogo entre as geopolíticas prática e formal. Revista Brasileira De Estudos De Defesa, 10(1). https://doi.org/10.26792/rbed.v10i1.75364

Edição

Seção

Artigos